Biblio Fora da Caixa

Sua Biblioteca de conteúdo online

MINICURSO: FONTES DE INFORMAÇÃO NA WEB

mar 4, 2021

O Biblio Fora da Caixa realiza na Semana do Bibliotecário promovida pelo @crb13_ma , uma programação variada e totalmente virtual.✍️Na semana de comemoração da classe, o Biblio Fora da Caixa promove o minicurso “FONTES DE INFORMAÇÃO NA WEB”

Professores: Janailton Lopes; Maurício Moraes

Carga Horária: 4h

Objetivo: Orientar profissionais e não profissionais da informação para identificar os tipos de fontes de informação que são veiculados no ambiente web por meio de sites, blogs, portais de notícias, entre outros.

________

Escopo

1 Apresentação

2 Introdução – O que é fonte de informação

2.1 Fontes oficiais

2.2 Fontes científicas

2.3 Fontes não oficiais

3 Buscadores

3.1 Metabuscadores

3.2 Estratégias de buscas

4 Fake News

5 Atividades

Os slides de apresentação do curso estão com as referências lincadas, exceto duas, porque se trata de material impresso. Assim, como os exemplos utilizados, e as redes sociais do Biblio Fora da Caixa. Basta clicar no link para acessar os materiais e recursos disponíveis.

Material do curso

_______

Janailton Lopes Sousa é Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão.

Maurício José Morais Costa é Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA) . Especializando em Design Instrucional pelo Centro Universitário Senac. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Designer Instrucional e Docente do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB).

________

Acompanhe as nossas publicações. Nos siga nas redes sociais.

Instagram

Facebook

Twitter

Linkedin

Estamos com o nosso Ebook na Amazon, Coleção: Pesquisas e experiências compartilhadas no Biblio Fora da Caixa –Título do Ebook “Leitura, acessibilidade e atuação d@s Bibliotecári@s

Podcast no Soundcloud

Campanha de financiamento:

Apoia.se

Vakinha

Biblioforadacaixa Um canal que divulga pessoas e instituições que são fora de série, que são diferenciais no que fazem. Venha ser excepcional com a gente.

One thought on “MINICURSO: FONTES DE INFORMAÇÃO NA WEB”
  1. Boa tarde ;o) passando para deixar meus parabéns e gratidão pela oportunidade de participar deste curso, adorei, achei muito didático e claro, parabéns e até o próximo encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.