• qui. nov 25th, 2021

O Bibliotecário e seu dia

ByBiblio Fora da Caixa

mar 11, 2021

O Bibliotecário é um profissional de nível superior regulamentado por lei, (Lei Nº 4.084, de 30 de Junho de 1962, Lei Nº 7.504, de 2 de Julho de 1986 e Decreto Nº 56.725, de 16 de Agosto de 1965). Para atuar como bibliotecário é necessário concluir uma graduação em Biblioteconomia (Bacharelado), para então, atuar como gestor, mediador, técnico e outras funções que estão associadas a sua formação.

Podendo ser nos mais variados ambientes de trabalhos, como Bibliotecas, editoras, empresas, organizações civis e não governamentais, entre outras. Além disso, ao graduar-se em Biblioteconomia o formando faz o seguinte juramento: “Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de Bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana.”

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) dentre as atribuições do Bibliotecário incluem a disponibilização da informação em qualquer suporte; gerenciamento de unidades de informação, como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Além de tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração doconhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; realizar difusão cultural; desenvolver ações educativas, entre outros. Além de prestar serviços de assessoria e consultoria.

A CBO também esclarece que outros sinônimos ou ocupações relacionadas ao Bibliotecário são: Biblioteconomista, Bibliógrafo, Cientista de informação, Consultor de informação, Especialista de informação, Gerente de informação, Gestor de informação. Além de Documentalista – Analista de documentação, Especialista de documentação, Gerente de documentação, Supervisor de controle de processos documentais, Supervisor de controle documental, Técnico de documentação, Técnico em suporte de documentação e Analista de informações (pesquisador de informações de rede)

De acordo com o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10º Região bibliotecári@s são profissionais da informação, capacitad@s a planejar, organizar e gerenciar centros de informação, bibliotecas públicas e privadas – escolares, universitárias e/ou especializadas – entre outras organizações.

São profissionais capazes de atuarem em qualquer função que vise à organização, obtenção e disseminação de informações, atuando como gestor de dados técnicos e especializados. Tal atividade acaba por otimizar tempo e recursos para seus clientes, colocando ao seu alcance informações selecionadas, precisas e de fundamental importância para o sucesso das organizações e pesquisadoras.

Apesar de ser reconhecida no Brasil apenas no século XX, esta é uma profissão milenar, por exemplo , com um bibliotecário grego chamado Calímaco que viveu entre os anos 310 a.C. — 240 a.C. Assim como o lócus mais comum de atuação do bibliotecário que é a biblioteca, cuja fundação remonta a antiguidade, como a biblioteca de Alexandria criada no século III a.C, no reinado de Ptolomeu II, ou a Biblioteca de Nínive (século VII a.C.).

Por ser uma profissão tão antiga e presente na história da humanidade, nada mais justo do que ter um dia para comemorar e ressaltar a importânica desse profissional.

Para os navegantes de 1ª viagem o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março no Brasil. Por meio do Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, que Institui a “Semana Nacional do Livro e da Biblioteca” e o “Dia do Bibliotecário” em homenagem ao bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Foto: Reprodução
Fonte: Unicamp

Segundo o Ministério da Educação, nascido em 12 de março de 1882, Manuel Tigre foi aprovado em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Engenheiro de formação, trocou a ocupação pela biblioteconomia após conhecer o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Em 1915, aos 33 anos de idade, Manuel Tigre assumiu de vez a nova profissão.

Depois de conhecer um pouco mais sobre o Bibliotecári@ e seu dia, não esqueça de compartilhar com seus amigos o que você aprendeu sobre esse importante profissional e não deixe de dizer:

Feliz dia d@ Bibliotecári@!

Fontes:

Ministério da Educação

Classificação Brasileira de Ocupações

UNICAMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.