• sáb. nov 27th, 2021

Pesquisadora do Ibict conquista o prêmio Regional Sudeste de Biblioteconomia do concurso de TCC da ABECIN

ByJoyce Viana

abr 7, 2021
Arte: Victor Silva

A pesquisadora Marcelle Costal de Castro dos Santos foi a ganhadora da categoria Regional Sudeste do curso de Biblioteconomia do Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de 2020 da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). Marcelle Costal é pesquisadora da Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (COTEC/Ibict), e atua no projeto de Sistematização e Desenvolvimento do Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). Além disso, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Ibict.

A conquista do prêmio veio com o trabalho de conclusão de curso de Biblioteconomia intitulado “Competência em informação para gestão de dados de pesquisa: um olhar para a formação do(a) bibliotecário(a)”, defendido na UFRJ, sob orientação de Marianna Zattar e coorientação de Luana Sales. No trabalho, Marcelle Costal discutiu questões relacionadas aos desafios da gestão e da curadoria de dados e as habilidades técnicas e tecnológicas a serem desenvolvidas pelos bibliotecários que estejam relacionadas à competência em dados.

Marcelle Costal explica que é um privilégio fazer parte da equipe do Ibict. “Para mim, enquanto aluna e pesquisadora do Ibict, é uma honra poder representar essa instituição que nos incentiva muito em pesquisa e desenvolvimento. Sempre há temáticas novas para estudarmos e, diariamente, consigo aliar os conhecimentos estudados com as atividades como pesquisadora”, conta Marcelle Costal.

O trabalho de conclusão de curso da pesquisadora ainda não foi disponibilizado ao público para acesso online. No entanto, é possível conhecer um pouco sobre a pesquisa conduzida por Marcelle Costal nas publicações abaixo que são frutos do trabalho de conclusão de curso.

Confira:

Competência em Dados: habilidades na atuação e formação do bibliotecário
Marcelle Costal, Luana Sales e Marianna Zattar
Revista BIBLOS, v. 34, n. 2 (2020). Disponível clicando aqui.

Competência em Informação como Mecanismo de Promoção da Gestão de Dados de Pesquisa
Marcelle Costal, Luana Sales e Marianna ZattarIX Encuentro Ibérico EDICIC 2019. Dados Abertos e Inclusão Digital na Era do Big Data, 9 a 11 de julho de 2019. Disponível clicando aqui e aqui.

A equipe do Ibict parabeniza a pesquisadora e deseja sucesso em sua jornada acadêmica e profissional.

Fonte: Reprodução Patrícia Osandón
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.