• sex. nov 26th, 2021

V Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED) será realizado em maio

ByJoyce Viana

abr 7, 2021

Acontece entre os dias 12 e 14 de maio de 2021, de forma online, a quinta edição do Seminário Internacional de Preservação Digital (V SINPRED), organizado pela Rede Brasileira de Preservação Digital – Cariniana. Simultaneamente ao Seminário serão realizados o VI Encontro da Rede Cariniana e o V Encontro da Rede de Pesquisa Dríade.

V Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED) será realizado em maio

A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e busca promover o intercâmbio de informações e experiências entre parceiros e usuários dos serviços oferecidos pela Rede.

O evento é gratuito, com tradução simultânea e contará com debates, palestras, reuniões e workshops com a participação de colaboradores da Rede Cariniana, representantes de diversas instituições parceiras, além de usuários e pesquisadores interessados na preservação digital.

No primeiro dia, 12/5, serão debatidos temas como teoria, metadados, tecnologias, política e planejamento da Preservação Digital. Já no 13/5, as mesas serão dedicadas à discussões sobre preservação de repositórios digitais; curadoria e preservação de dados científicos; avaliação, auditoria e certificação digital; e preservação de conteúdo web.

O último dia do SINPRED, 14/5, será dedicado ao VI Encontro da Rede Cariniana e ao V Encontro da Rede de Pesquisa Dríade, com reuniões, apresentação de relatórios, além de atividades relacionadas a eleições, apresentação de resumos de projetos e lançamentos.

Para participar é necessário efetuar inscrição prévia no site do evento e colaboradores ou pesquisadores da área da preservação digital interessados em apresentar resumos devem submeter suas propostas no período de 5/4 a 9/5. Haverá emissão de certificados para aqueles que participarem dos dois dias de evento.

Clique aqui para mais informações.

Fonte: Reprodução Lucas Guedes
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.