• dom. nov 28th, 2021

Jornada sobre arquivo e preservação da literatura digital latino-americana

ByJoyce Viana

maio 2, 2021

Com o tema “Novos mapas da literatura digital na América Latina”, o evento reúne pesquisadores do Brasil, Colômbia, México, Peru, Chile, Porto Rico, Uruguai e Argentina. De acordo com os organizadores, as relações entre criação literária e tecnologias digitais configurou novos mapas da literatura na América Latina. No entanto, apesar da quantidade significativa de obras que é possível encontrar nesse campo criativo, elas padecem de uma invisibilidade que acomete, também, as pesquisas a seu respeito.

Nesse sentido, o encontro tem como objetivo apresentar os projetos de repositório, antologias e arquivos de literatura digital latino-americana, em um esforço para dar visibilidade e preservar as obras literárias digitais criadas nas últimas décadas. Durante o evento, será lançada a primeira versão do Atlas da Literatura Digital Brasileira, primeiro arquivo, no Brasil, dedicado a mapear, organizar, preservar e tornar pública a produção literária digital nacional, coordenado pela professora Rejane Rocha, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar.


O evento acontece nos dias 6, 7 e 13 de maio. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em http://bit.ly/jornada_literatura_digital. Haverá tradução simultânea Espanhol-Português-Espanhol.Local:Online, via plataforma ZoomHorário:14:00Realização:Observatório da Literatura Digital Brasileira da UFSCar, Laboratorio Digital da Universidad Diego Portales, do Chile, e proyecto CONACYT-México

Mais informações:

Site do evento e e-mail jornadasldigital@gmail.com

FONTE: UFSCar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.