• qui. nov 25th, 2021

Rede Cariniana lança livro “Bibliografia sobre preservação digital”

ByJoyce Viana

maio 25, 2021

Foi lançado no dia 14 de maio o livro eletrônico “Bibliografia sobre preservação digital: um levantamento nos diversos suportes informacionais”, organizado por Miguel A. Márdero Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Preservação Digital Cariniana, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Gildenir Carolino Santos, gerente bibliotecário do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O lançamento foi realizado dentro da programação do V Seminário Internacional de Preservação Digital (V SINPRED), evento que reuniu quase 700 pessoas de 10 países. Na ocasião aconteceram ainda o VII Encontro Nacional da Rede Cariniana e o V Encontro da Rede de Pesquisa Dríade, com impacto sobre temas internos e apresentações de resumos de projetos.

A publicação está dividida em 21 temáticas ligadas diretamente à preservação digital, como Arquivo de Páginas Web, Humanidades Digitais e Tecnologias de Preservação Digital, em que foi realizado um recorte na linha do tempo contemplando os últimos 30 anos de produção sobre o tema nos diversos suportes informacional.

De acordo com Miguel, o livro é fruto de um extenso trabalho do grupo de pesquisa “Driade: Estudos e Práticas de Preservação Digital”, em que 12 colaboradores selecionaram, a partir de critérios específicos, quais textos, citações e referências serão inseridas. Gildenir acrescentaenta que, além do levantamento dos diversos temas conectados à preservação digital, a edição é constatada por sumário, prefácio e apresentação em português, inglês e espanhol e um índice remissivo de autores.

Representando os autores da obra, Sonia Boeres e Kadidja Valéria R. de Oliveira participaram do lançamento (confira o vídeo  aqui ) e contaram suas percepções a respeito da produção do documento.

 

“Preservar é uma tarefa para o presente e para o futuro, em que não sabemos para quem estamos preservando, que uso será feito ou para quê o conteúdo será usado ou reutilizado. Mas certamente, salvaguardar é essencial ”, enfatiza Sonia.

Além dos organizadores, fazem parte do grupo de colaboradores: Ana Paula AC da Silva, Andrea Gonçalves, Brenda CB Rocco, Caterina Groposo Pavão, Edilson Damasio, Francisco de ANG Araújo, João G. Machado, Kadidja Valéria R. de Oliveira, Karina VP dos Santos, Marisa R. De Giusti, Sonia A. Assis Boeres. O prefácio é de David Alonso Leija Román.

Para ter acesso ao livro,  clique aqui .

 

FONTE: Reprodução de Lucas Guedes
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.