• seg. jun 27th, 2022

Para ler e conhecer o espaço – ABC do espaço

ByJoyce Viana

jun 6, 2021

Alguns anos atrás, enquanto Adam Voiland trabalhava em uma história sobre incêndios florestais, um V apareceu para ele em uma imagem de satélite de uma nuvem de fumaça sobre o Canadá. Essa imagem o fez pensar: será que eu poderia rastrear todas as 26 letras do alfabeto inglês usando apenas imagens de satélite da NASA e fotografias de astronautas?

Com a ajuda de leitores e colegas, ele comecou a coletar imagens de feições efêmeras como nuvens, flores de fitoplâncton e nuvens de poeira que formaram formas que lembram letras. Algumas letras, como O e C, foram fáceis de encontrar. Outros – A, B e R – eram terrivelmente difíceis.

Observe que o A abaixo é cursivo. E se você puder encontrar um exemplo melhor de qualquer carta (em imagens da NASA), envie-nos um e-mail com a data, latitude e longitude.

Quando ele finalmente rastreou todas as letras e era hora de escrever as legendas, por acaso ele era um novo pai e estava profundamente em uma fase de leitura do Dr. Seuss com seu filho. A galeria ABC inspirada em Seuss abaixo é o resultado. Para adicionar um pouco de educação à diversão, foi adicionado hiperlinks (destacados em azul) para ajudá-lo a descobrir mais sobre lugares, nomes e recursos específicos. Para ver uma versão grande de uma imagem, clique nela.

.

UMA

A, o que começa com A? Há a Antártica e o Ártico, a proliferação de algas , a chuva ácida e a atmosfera . E aerossóis alterando a visão de um astronauta dessa antiga montagem de rocha em um estado adjacente ao Arizona!

Um astronauta capturou esta fotografia do Green River, em Utah, dobrando-se sobre si mesmo – um recurso conhecido como Bowknot Bend – da Estação Espacial Internacional em 22 de janeiro de 2014.

B

Bonjour B, o que começa com B? Biomassa e florestas boreais. Beirute , Barcelona e Brasília. Um bando de pássaros balbuciantes amontoou-se ao longo de Holla Bend.

Em 4 de agosto de 2014, o Operational Land Imager (OLI) no Landsat 8 adquiriu esta imagem do rio Arkansas e do Refúgio de Vida Selvagem Holla Bend. No inverno, é comum que o refúgio hospede 100.000 patos e gansos de uma vez.

C

Grande C, pequeno C, o que começa com C? Este crescente curvo de carbonato e quartzo agarrado à costa. Existe CloudSat e CALIPSO. Rastos de jatos cruzando nuvens cúmulos. Os vigor Corolis , clorofluorcarbonos, e astutos coccolithophores !

Um astronauta capturou esta fotografia de uma ilha artificial no extremo sul da Ilha de Bahrain em 23 de janeiro de 2011. A areia da praia nas ilhas tropicais é composta principalmente de carbonato de cálcio das conchas e esqueletos de organismos marinhos.

D

O que começa com D? Detritos em decomposição e poeira depositados em uma ilha com covinhas durante o degelo. Desertos, deltas e desmatamento. O que mais? DADOS! Conjuntos de dados… bancos de dados… sistemas de dados…. visualizações de dados .

O Mapeador Temático Aprimorado no Landsat 7 adquiriu esta imagem da Ilha Akimiski em James Bay em 9 de agosto de 2000.

Clique aqui para conhecer todas as letras e fotografias correspondentes.

 

FONTE: Uma reprodução de Earth Observatory da Nasa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.