• ter. jun 28th, 2022

Você aluno, seja de graduação, pós-graduação, ensino fundamental ou ensino médio, você que  está fora dos espaços do sistema educacional, você profissional e cidadão que tem dificuldades de realizar uma pesquisa científica na internet, este post pode te ajudar.

Reunimos aqui uma lista de ferramentas, sites e navegadores que irá te ajudar na sua busca por materiais e bibliografias de cunho científico. Todas as indicações deste post disponibilizam os materiais científicos de forma livre e gratuita.

      1. Google Acadêmico

O primeiro da lista não poderia ser diferente. O Google Scholar — Google Académico ou Acadêmico em português — é um mecanismo virtual de pesquisa livremente acessível que organiza e lista textos completos ou metadados da literatura acadêmica em uma extensa variedade de formatos de publicação.

Ao oferecer uma busca mais precisa por referências bibliográficas, o buscador especializado do Google facilita a produção de trabalhos acadêmicos, TCCs, monografias e dissertações. Para conseguirem resultados ainda mais eficazes, os usuários podem aproveitar recursos como biblioteca virtual, gerador automático de referências e filtro de publicações por universidade e outros.

Clique na imagem para acessar o Google Acadêmico

      2. Portal de periódicos da CAPES

O portal de periódicos foi elaborado com a pretensão de fortalecer os programas de pós-graduação no Brasil por intermédio da democratização do acesso online à informação científica. O Portal de Periódicos CAPES fornece por meio do seu site acesso a diversos conteúdos em formato eletrônico, tais como: textos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, nacionais e internacionais; diversas bases de dados que reúnem trabalhos acadêmicos e científicos, além de patentes, teses e dissertações entre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. É o mais completo sistema brasileiro de busca e acesso as publicações científicas.

Clique na imagem para acessar o Portal de Periódicos da CAPES 

     

      3. BDTD

O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

A ferramenta de busca permite ao usuário consultar o repositório BDTD para realizar buscas simples ou avançadas, recuperando resultados resumidos ou detalhados e ter acesso ao repositório de origem da tese ou dissertação para leitura, impressão ou download do arquivo.

Para acessar a BDTD clique na imagem.

      4. SciELO

Biblioteca Eletrônica Científica Online (do inglês: Scientific Electronic Library Online – SciELO) é uma biblioteca digital de livre acesso e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros, resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), em parceria com a Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). Desde 2002 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O SciELO oferece um portal que integra e dá acesso a todos os sites da rede SciELO. Os usuários podem pesquisar em todas as coleções SciELO ou limitar a busca por uma coleção de um único país, ou navegar por área temática, editora ou título de periódico.

Clique na imagem para acessar o portal da SciELO

      5. Science Research

Desenvolvido por uma associação de instituições de pesquisa, o portal ScienceResearch.com utiliza uma tecnologia de pesquisa que faz buscas através da “deep web”, apresentando uma enorme quantidade de resultados. Com centenas de coleções de acervo de ciência e tecnologia, além de ferramentas de buscas simples e avançadas, o ScienceResearch.com apresenta itens com texto integral, elimina conteúdos duplicados e classifica a relevância dos termos da pesquisa.

Os mecanismos do ScienceResearch.com para refinar resultados são sofisticados e bem variados. O usuário pode utilizar filtros de artigos por assunto, autoria, periódico e data, selecionar uma coleção temática especifica do portal ou ranquear a apresentação dos itens encontrados pela relevância, data, titulo e nome do primeiro autor.

Para acessar o portal ScienceResearch clique na imagem.

Essas foram algumas indicações mais usuais, mas lembre-se que existe muitas outras. Esperamos ter te ajudado no seu aprimoramento e busca científica.

Fontes: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.