• dom. jun 26th, 2022

Novo Programa de PD&I para comunidade científica e startups

ByJoyce Viana

jul 16, 2021

A RNP convida a comunidade científica e também startups para participarem da chamada pública do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Grupos de Trabalho de 2022. O edital receberá propostas para a criação de um Produto Minimamente Viável (MVP) ao longo de 12 meses. O prazo para submissão de propostas vai até o dia 30/7.

A RNP

A RNP é responsável pela promoção do desenvolvimento de redes de computadores e Internet, incluindo suas aplicações, serviços e produtos inovadores, especialmente para o benefício de suas organizações usuárias. Desde 2002, a RNP vem aprimorando sua gestão de programas1 de PD&I, realizado através de um processo2 de inovação aberta.
Os resultados alcançados ao longo desses anos são fruto da importante parceria da RNP com a comunidade científica e acadêmica, junto com a qual a RNP explora a vanguarda das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
A partir de 2019, a RNP começou a ampliar as parcerias incluindo no programa de Grupos de Trabalho (GTs) atores do ecossistema de inovação para colaboração visando novos avanços, seja fomentando a criação de novas startups (empresas nascentes) ou apoiando startups já existentes, juntamente com a comunidade acadêmica. Esta chamada pública apresenta o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com foco no desenvolvimento de novos produtos e serviços para o Sistema RNP.

 

Propostas de GT que tenham foco em evoluir produtos/serviços existentes9 não são o alvo desta chamada.

Uma proposta de GT deve ser submetida por um pesquisador, denominado de coordenador acadêmico, através da instituição de ensino e pesquisa à qual está vinculado, devendo preferencialmente ter uma startup como parceira. Além do coordenador, o GT deve ter uma equipe de assistentes (que pode incluir alunos de doutorado, mestrado ou graduação) e contará com o acompanhamento de um ou mais técnicos da RNP. É importante que o perfil da equipe seja mesclado entre perfil técnico-científico e empreendedor, pois boa parte das atividades e entregas previstas nesta chamada pública envolvem não só o desenvolvimento de P&D, mas também atividades para o desenvolvimento de um novo negócio.
Adicionalmente, a proposta de GT deve apontar explicitamente um assistente de inovação, diferente do coordenador acadêmico, que será o ponto focal da equipe do GT para o desenvolvimento e a validação de um modelo de negócio para o respectivo MVP resultante.

A duração de cada projeto deste programa será de 12 (doze) meses.

ressalta-se que a RNP prefere propostas que contemplem arquiteturas de software facilmente reutilizáveis, extensíveis e bem documentadas, sendo também desejado que sejam escaláveis e interoperáveis.

Datas Importantes

  •  Divulgação da chamada pública: 09/06/2021 quarta-feira
  •  Webconferências públicas para esclarecimentos sobre a chamada pública e dúvidas na sala https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/startups:
  •  16/06/2021 das 14h às 16h quarta-feira
  •  30/06/2021 das 10h às 12h quarta-feira
  •  Data limite para entrega das propostas: 30/07/2021 sexta-feira
  •  Divulgação dos resultados: a partir de 18/10/2021 segunda-feira
  •  Webconferência de boas-vindas com os GTs selecionados e orientações sobre o programa e orientações sobre contratações na sala https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/startups:
  •  20/10/2021 das 14h às 16h quarta-feira
  •  Prazo para o envio de documentação completa para contratação: 29/10/2021 sexta-feira
  •  Webconferência sobre contrapartidas indicadas nas propostas e partes
    envolvidas na sala https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/startups:
  •  03/11/2021 das 14h às 16h quarta-feira
  •  Período de execução dos projetos é de 12 meses: 01/01/2022 – 31/12/2022

 

Para mais informações:

Acesse o edital aqui.

Acesse o Modelo de submissão de propostas

Acesse o Catálogo de equipamentos e serviços de nuvem pública IaaS 2021

 

Tabela de referência para valores de pessoal

 

FONTE: RNP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.