• dom. nov 28th, 2021

Abertas as últimas inscrições para a 2ª Conferência sobre Ciência Aberta

ByJoyce Viana

jul 20, 2021

Estão abertas as últimas inscrições para a 2ª Conferência sobre Ciência Aberta – Do enfrentamento à pandemia à mudança climática (2nd Open Science Conference – From Tackling the Pandemic to Addressing Climate Change), que será realizada pela Organização das Nações Unidas entre os dias 21 e 23 de julho. Entre os conferencistas previstos na programação do evento está Bianca Amaro, coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

 

Segunda Conferência de Ciência Aberta da ONU, 21-23 de julho de 2021

 

Bianca Amaro, que também é presidente da Rede Federada Latino-Americana de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas (Rede LA Referencia), participará do painel “Academia and Open Science Infrastructure” (em português Academia e Infraestrutura de Ciência Aberta), no dia 23 de julho. Também integrarão o painel Frank Miedema, professor da Universidade de Utrecht; Dominique Babini e Laura Rovelli, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO); e Omo Oaiya, diretor de estratégia da Rede de Pesquisa e Educação da África Ocidental e Central (WACREN). O painel será moderado por Juan Pablo Alperin, da Universidade de Simon Fraser.

Na 2ª Conferência sobre Ciência Aberta, legisladores, membros de organizações intergovernamentais, bibliotecários, editores e pesquisadores estarão envolvidos em um diálogo público voltado para o que a Ciência Aberta aprendeu com a COVID-19 e como isso pode ser aplicado em ações que abordem a crise climática global, na interface entre ciência, tecnologia, política e pesquisa.

A conferência de três dias é organizada pelas seguintes áreas/departamentos da Organização das Nações Unidas: Departamento de Comunicação Global, Biblioteca Dag Hammarskjöld, Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais e Divisão de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em cooperação com a comunidade global de Open Science and Open Scholarship, a Conferência também possibilitará as discussões com os líderes e formuladores de políticas nesta área que é fundamental para o alcance da Agenda 2030.

 

Para conhecer a programação completa (em inglês), clique aqui.

As inscrições estão disponíveis clicando aqui.

 

 

FONTE: Patrícia Osandón
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.