• dom. jun 26th, 2022

Webinar vai discutir “Preservação e Certificação de Repositórios Dataverse”

ByJoyce Viana

jul 21, 2021

No próximo dia 03/08, às 15h, acontece o webinar “Preservação e Certificação de Repositórios Dataverse”, organizado pela Rede Brasileira Serviços de Preservação Digital – Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e pelo grupo de Pesquisa “Estudos e Práticas de Preservação Digital – Dríade”.

Webinar vai discutir "Preservação e Certificação de Repositórios Dataverse"

O evento contará com a participação de Laura Vilela R. Rezende, professora associada da Universidade Federal de Goiás (UFG); Miguel Arellano, coordenador da Rede Cariniana; e Gildenir Carolino Santos, gerente bibliotecário do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com Miguel, o encontro pretende reunir estudantes, pesquisadores e gestores de repositórios de dados e tem por objetivo capacitar e apresentar soluções para a preservação e certificação de repositórios criados a partir da plataforma Dataverse, por meio do selo de dados confiáveis CoreTrustSeal.

A CoreTrustSeal é uma organização internacional, comunitária, não governamental e sem fins lucrativos que promove infraestruturas de dados confiáveis ​​e sustentáveis e oferece a qualquer repositório de dados interessado uma certificação de nível central com base no catálogo e procedimentos de requisitos de repositórios de dados confiáveis do DSA – WDS.

As inscrições para o webinar são gratuitas e estão abertas por meio da plataforma Sympla. Para participar, clique aqui e, caso haja alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail: cariniana@ibict.br.

 

Conheça os participantes:

Laura Vilela R. Rezende (palestrante) é professora visitante na Universidade de Harvard junto à equipe de Curadoria Digital do Projeto Dataverse no Institute for Quantitative Social Science (IQSS); Doutora e mestre em Ciência da Informação pela UnB; Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela UnB; Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computação pela UCG. Professora Associada da UFG, atuando no programa de pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) e na Faculdade de Informação e Comunicação.

Miguel Angel Márdero Arellano (moderador) é formado em Antropologia Social no Instituto Nacional de Antropologia e História, com mestrado e doutorado em Ciências da Informação na UnB. É Tecnologista Sênior no Ibict, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital Cariniana e líder do grupo de pesquisa “Estudos e Práticas de Preservação Digital Dríade”. É editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS e da Revista Brasileira de Preservação Digital e membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021).

Gildenir Carolino Santos (moderador) é gerente Bibliotecário do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp, especialista em indexação de periódicos científicos, pós-doutor em Divulgação Científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo / Unicamp, doutor e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, bacharel em Biblioteconomia pela PUC-Campinas e faz parte da equipe de editores do E-LIS (International Open Archive of Library and Information Science) no Brasil.

 

 

FONTE: Lucas Guedes
Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.