• qui. nov 25th, 2021

CGU promove live de capacitação sobre o uso do Portal de Dados Abertos

ByJoyce Viana

ago 5, 2021

Evento, no dia 20 de agosto, abordará aspectos acerca do funcionamento e potencial do Portal. Servidores e interessados na temática podem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

A Controladoria-geral da União (CGU), por meio da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), realiza, no próximo dia 20 de agosto, a live “Portal Brasileiro de Dados Abertos – Conhecer, Usar e Catalogar”. O evento ocorrerá das 15h às 16h30 via Plataforma Teams e as inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico até a véspera do evento.

A live abordará aspectos fundamentais sobre o funcionamento e a importância do Portal de Dados Abertos (www.dados.gov.br).  O objetivo é apresentar os aspectos essenciais, como, por exemplo, a necessidade de inserir metadados e de manter as bases de dados atualizadas; explicar os critérios adequados de catalogação; bem como permitir a troca de experiências entre órgãos publicadores de dados e profissionais ou cidadãos consumidores.

A capacitação é destinada, prioritariamente, aos servidores que utilizam o Portal para catalogação das bases de dados dos órgãos públicos. As inscrições, porém, estão abertas para quaisquer interessados na temática, em especial, cientistas e jornalistas que utilizam os dados governamentais catalogados na plataforma. O Portal  Brasileiro de Dados Abertos é uma plataforma que objetiva centralizar a oferta de dados públicos em formato aberto.

INDA

A iniciativa faz parte do Programa Continuado de Orientação e Capacitação em Dados Abertos e Reúso de Dados, previsto pela CGU no plano de ação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) para o biênio 2021-2022. Por meio do programa, serão realizados outros três eventos em linhas temáticas de capacitação até o final do próximo ano, com a colaboração dos diversos atores do ecossistema de dados abertos.

O plano de ação da INDA prevê, ao todo, a realização de dez iniciativas voltadas ao fortalecimento da Política de Dados Abertos e dos instrumentos de atuação na área. As ações contemplam o aprimoramento do framework de dados (guias, padrões e orientações), a revisão geral das bases publicadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos, além da completa reformulação do portal, dentre outras.

 

Saiba mais sobre o plano de ação em: https://wiki.dados.gov.br/Plano-de-Acao-da-INDA-2021-2022.ashx

 

FONTE: Controladoria-Geral da União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.