• sex. nov 26th, 2021

12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta – ConfOA

ByJoyce Viana

out 8, 2021

Com o tema “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”, acontece, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021, a 12ª Conferência-Luso Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA), um dos eventos mais importantes da área no mundo, segundo organização.

A ConfOA será realizada na Universidade do Minho, em Braga, e de forma híbrida pretende reunir as comunidades portuguesa, brasileira, além dos demais países lusófonos, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes.

Pelo lado português, o evento é organizado pelos Serviço de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB), pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Representando o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), fazem parte da Comissão Organizadora a coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados, Bianca Amaro; o coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos, Marcel Garcia de Souza, a pesquisadora Tainá Batista de Assis e o coordenador de Análise, Tratamento e Disseminação da Informação Científica, Washington Segundo.

A sessão de abertura acontece no dia 13/10 (às 9h, em Brasília e às 13h, em Lisboa) e contará com as presenças das instituições organizadoras representadas pela diretora do Ibict, Cecília Leite; pelo reitor da Universidade do Minho (UMinho), Rui Vieira de Castro; e pela presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal, Helena Pereira.

Em seguida (às 9h30, em Brasília e às 13h30, em Lisboa), haverá a conferência de abertura com Frank Miedema, vice-reitor para a Pesquisa, professor de Ciência Aberta e presidente do Programa de Ciência Aberta da Universidade de Utrecht, com moderação de Eloy Rodrigues, diretor dos Serviços de Documentação da UMinho.

Durante os três dias da Conferência, haverá a apresentação (via Zoom) de 135 trabalhos, divididos em comunicações, pechas kuchas, pôsteres, demos, painel e workshops (online, no Brasil e presencial, na UMinho), além da conferência de encerramento no dia 15/10 (às 11h30, em Brasília e às 15h30, em Lisboa), que será proferida por António Sampaio da Nóvoa, presidente honorário da Universidade de Lisboa e Embaixador de Portugal na UNESCO.

A coordenadora Bianca Amaro acredita no sucesso de mais uma edição da ConfOA e espera uma participação maciça de participantes, tanto da comunidade portuguesa, como brasileira. Bianca explica que todos os trabalhos recebidos tratam, de alguma maneira, da criação de infraestrutura de dados abertos de investigação. “Há ainda muitas pesquisas interessantes no plano de repositórios institucionais, de métricas e de novos tipos de publicação”.

Para Washington Segundo, a expectativa é de que haja uma excelente qualidade dos trabalhos apresentados e acrescenta: “Esperamos discutir temas importantes como a avaliação da ciência com vistas ao apoio à Ciência Aberta, o compartilhamento de dados de pesquisa e as novas plataformas de publicação e disseminação de informação científica abertas, assim como as métricas abertas para mensurar e gerar indicadores sobre a produção cientifica e a conexão entre financiamento e resultados, por exemplo”.

Em resumo, relata o coordenador, “esperamos que tais tópicos sejam abordados, assim como foram em edições passadas, mas dessa vez de forma mais intensa, o ecossistema da pesquisa científica brasileira com vistas a gerar indicadores que apoiem a Ciência Aberta, a revisão nos processos de avaliação da ciência que precisa apoiar a Ciência Aberta e o compartilhamento de dados de pesquisa via implantação de repositórios de dados de pesquisa”.

A programação completa da ConfOA, com o cronograma detalhado de todas as apresentações, bem como demais informações relevantes, podem ser encontradas no site oficial do evento – confoa.rcaap.pt/2021/.

confOA (@confOA) | Twitter

12ª ConfOA: estrutura geral do programa e inscrições já disponíveis

 

Já se encontra disponível a estrutura geral do programa da 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta, a qual decorrerá de 13 a 15 de outubro, este ano, em formato híbrido:

Conferência:
  • Horário de Lisboa: 13h – 17h30
  • Horário de Brasília: 09h – 13h30
  • Online, através da plataforma ZOOM, de 13 a 15 de outubro;
Workshops:

Portugal (horário de Lisboa) – presencial, na Universidade do Minho, nas manhãs dos dias 13 e 14 de outubro, com gravação e posterior divulgação no final da Conferência online, através das redes sociais da Conferência:

Workshop 1 – PUB IN – A mudança de paradigma na publicação científica:

  • Dia 13 de outubro – 09h30 – 12h00

Workshop 2 – Dados Abertos governamentais e abertura e dados de investigação: novas iniciativas, alterações legislativas, serviços e ferramentas:

  • Dia 14 de outubro – 09h30 – 12h00

—————————————————————————————————————————–

Brasil (horário de Brasília) – online, em duas tardes dos dias 13 e 15 de outubro, com gravação e posterior divulgação no final da Conferência online, através das redes sociais da Conferência:

Workshop 1 – EmeRI: indexando sua revista para a publicação de preimpressões/preprints:

  • Dia 13 de outubro – 15h00 – 16h30

Workshop 2 – Ensinando a utilizar licenças CC e priorizando o acesso:

  • Dia 15 de outubro – 15h00 – 16h30

—————————————————————————————————————————–

As inscrições na Conferência e nos Workshops são gratuitas e devem ser realizadas aqui.


FONTE: Mundo Lusíada e CONFOA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.