• sex. nov 26th, 2021

Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação de 2022 será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ByJoyce Viana

nov 2, 2021

O anúncio do próximo evento foi realizado durante a 21ª edição do Enancib

IMAGEM-Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação de 2022 será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) do ano 2022 será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2021, o Enancib, que está em sua 21ª edição, reuniu pesquisadores, professores e discentes de todo o país sob o tema “50 anos de Ciência da Informação no Brasil: saberes, diversidade e transformação social”, entre os dias 25 e 29 de outubro. Os vídeos do evento estão disponíveis integralmente no canal do Enancib no YouTube (clique aqui para assistir).

O PPGCI/Ibict/UFRJ, desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), foi responsável pela organização da 21ª edição do Enancib, com o apoio, parceria e/ou colaboração da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) e de toda a rede de universidades e parceiros acadêmicos da Ciência da Informação. O Ibict esteve representado por vários dos seus pesquisadores e professores durante o evento, especialmente por integrantes do PPGCI/Ibict/UFRJ.

O presidente do Enancib, Gustavo Saldanha, professor do PPGCI/Ibict/UFRJ, comemorou o sucesso da 21ª edição e destacou a democratização do conhecimento possibilitada com a divulgação pública e gratuita do evento no YouTube. “Nós concluímos a apresentação de trabalhos de todos os grupos pela primeira vez na história de um Enancib com transmissão remota, ao vivo, e também disponível no YouTube gratuitamente”.

O Enancib objetiva discutir e refletir a produção de conhecimento na área, de modo a estimular, por meio de amplo diálogo entre os pesquisadores que nela atuam, a realidade dos programas de pós-graduação. Consiste em um foro privilegiado para a reflexão e o compartilhamento das pesquisas científicas em Ciência da Informação e áreas de interface, congregando pesquisadores, docentes e pós-graduandos.

Prêmio Ancib de Teses e Dissertações e novos coordenadores dos Grupos de Trabalho

No dia 27 de outubro foram anunciados os vencedores do Prêmio Ancib de Teses e Dissertações nas categorias teses de doutorado e dissertações de mestrado acadêmico e mestrado profissional. Clique aqui para conhecer os vencedores do prêmio e/ou aqui para assistir à cerimônia de anúncio dos vencedores. O prêmio consiste em um certificado atribuído à pessoa premiada e um certificado aos (às) respectivos (as) orientadores (as) pelo trabalho de orientação, com prováveis indicações para a publicação dos trabalhos em periódicos.

Já na cerimônia de encerramento do Enancib 2021, realizada no dia 28 de outubro, foi conduzido o anúncio dos novos coordenadores dos doze grupos de trabalho do Enancib 2021, sendo o 12º. grupo aprovado para o próximo Enancib intitulado “Informação, estudos étnico-raciais, gênero e diversidades”. Os grupos de trabalho do 21º Enancib foram: GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação; GT 2 – Organização e Representação do Conhecimento; GT 3 – Mediação, Circulação e Apropriação da Informação; GT 4 – Gestão da Informação e do Conhecimento; GT 5 – Política e Economia da Informação; GT 6 – Informação, Educação e Trabalho; GT 7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação; GT 8 – Informação e Tecnologia; GT 9 – Museu, Patrimônio e Informação; GT 10 – Informação e Memória; e GT 11 – Informação & Saúde. Para conhecer os coordenadores dos novos Grupos de Trabalho clique aqui.

Durante a cerimônia também foram anunciados os trabalhos premiados dos onze grupos de trabalho do Enancib 2021. Entre os trabalhos premiados, houve o reconhecimento de integrantes das equipes do Ibict e do PPGCI/Ibict/UFRJ, como um dos trabalhos premiados do GT 8 intitulado “Visualização de dados e informações: mapeamento das características informacionais de ferramentas georreferenciadas”, de autoria de Tiago Braga (Ibict), Larissa de Araújo Alves (Ibict/UnB) e Nathaly Cristine Leite Rosa (Ibict/UnB). Clique aqui para conhecer todos os trabalhos premiados.

Além de programações específicas dos onze grupos de trabalho, a programação completa do Enancib contou com fóruns, workshops, eventos paralelos e lançamentos de livros. Nesta 21ª edição, o Enancib foi realizado em homenagem à Aldir Blanc Mendes, letrista, compositor e cronista brasileiro.

Conheça o site do evento: http://enancib2021rio.Ibict.br.

 

FONTE: IBICT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.