• sáb. nov 27th, 2021

live: Informação é um direito! Experiências de serviços de informação para comunidade

ByJoyce Viana

nov 2, 2021

 Live: Informação é um direito! Experiências de serviços de informação para comunidade

No próximo dia 03/11, às 16h, QuartaàsQuatro apresentará o tema: Informação é um direito! Experiências de serviços de informação para comunidade. A live é uma realização do Ibict, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Será emitido certificado para aqueles que acompanharem a live ao vivo, às 16h.

O evento contará com a participação de Clara Chu, diretora e professora do Mortenson Center (School of Information Sciences – University of Illinois Urbana-Champaign) e Michelli Costa, professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB).

Para as pesquisadoras, o acesso à informação é um direito fundamental que deve ser garantido a todos. “As bibliotecas são parte das agências sociais, que promovem a organização sistematizada da informação registrada, sua preservação e distribuição. A partir do século XX, serviços de informação foram sendo desenvolvidos e aprimorados no âmbito das bibliotecas para promover o acesso e o uso da informação por toda sua comunidade definida como público-alvo”.

No evento serão apresentados dois projetos que promovem serviços de informação destinados à comunidade. Um deles é o projeto Community-Library Inter-Action (CLIA), uma iniciativa coordenada por Clara Chu. O projeto visa fomentar ações de promoção de práticas coletivas em bibliotecas públicas e comunitárias em diversos países do mundo.

A segunda apresentação é de um projeto de extensão desenvolvido no âmbito do curso de Biblioteconomia da UnB, coordenado pela profª Michelli Costa. O projeto, que recebeu o nome de Comunica Mulher, visa ofertar serviço de informação à comunidade da Cidade Estrutural sobre prevenção e vacinação contra a COVID-19 e para o enfrentamento da violência doméstica.

 

O evento é gratuito e será transmitido no canal do Ibict no YouTube.

Não deixe de prestigiar!

 

FONTE: IBICT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.