• qui. nov 25th, 2021

CGU promove live para orientação sobre tópicos obrigatórios dos Planos de Dados Abertos (PDAs)

ByJoyce Viana

nov 21, 2021

Evento, dia 7 de dezembro, é voltado a servidores envolvidos na construção de Planos de Dados Abertos, e apresentará um passo a passo sobre a elaboração de PDAs, métodos de desenvolvimento de inventários de dados e de matrizes de priorização de abertura das bases.

 

A Controladoria-geral da União (CGU), por meio da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), realizará, no próximo dia 07 de dezembro, a live “Como Construir uma Matriz de Priorização e um Inventário de Bases de Dados”. O evento ocorrerá das 10h às 11h30, via Plataforma Teams, e as inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico até a véspera do evento.

Inventários de dados e matrizes de priorização de abertura são tópicos essenciais no processo de elaboração de Planos de Dados Abertos (PDAs). Neste sentido, o objetivo da capacitação é, além de compartilhar um passo a passo sobre elaboração de PDAs, auxiliar os órgãos a atenderem adequadamente essas duas exigências, estabelecidas na Resolução nº 03/2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA).

Durante a live, será compartilhado um modelo de matriz de priorização, com vistas a nortear os órgãos no planejamento da abertura de bases de dados listadas em seus inventários, considerando aspectos como: demanda da sociedade, estímulo ao controle social, obrigatoriedade legal de abertura, relação com projetos estratégicos do governo, dentre outros.

A capacitação é destinada especialmente a servidores que estejam envolvidos no processo de elaboração do Plano de Dados Abertos de seu órgão. O PDA é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, pois planeja as ações que visam a abertura e sustentação de dados nas organizações públicas. Cada órgão/entidade possui obrigação de elaborar um PDA com vigência de dois anos, a contar da data de publicação do documento.

CGU promove live sobre matriz de priorização e inventário de bases de dados

Evento ocorrerá das 10h às 11h30, via plataforma Teams, e as inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico até a véspera da capacitação

INDA
A realização da live faz parte do Programa Continuado de Orientação e Capacitação em Dados Abertos e Reúso de Dados, previsto pela CGU no Plano de Ação da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), para o biênio 2021-2022. Por meio do programa, serão realizados outros dois eventos em linhas temáticas de capacitação até o final do próximo ano, com a colaboração dos diversos atores do ecossistema de dados abertos.

O Plano de Ação da INDA prevê, ao todo, a implementação de dez iniciativas voltadas ao fortalecimento da Política de Dados Abertos e dos instrumentos de atuação na área. As ações contemplam o aprimoramento do framework de dados (guias, padrões e orientações), a revisão geral das bases publicadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos, além da completa reformulação do portal, dentre outras.

 

Conheça o plano de ação em: https://wiki.dados.gov.br/Plano-de-Acao-da-INDA-2021-2022.ashx

Formulário de inscrição para a Live: https://formularios.cgu.gov.br/index.php/524799?lang=pt-BR

 

FONTE: CGU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.