• qua. nov 24th, 2021

Marketing Digital para Bibliotecas/Unidades de Informação

ByJoyce Viana

nov 21, 2021

Sabia que com alguns passos você consegue alavancar a visibilidade da sua instituição?

📍Então corre e confira esse post e o vídeo BÔNUS completo ao final e COMECE HOJE 📍

Segundo Cobra (2010) o marketing digital é como um conjunto de atividades direcionadas a promover e divulgar produtos e serviços utilizando meios digitais para propagação até seus consumidores. É um meio de se fazer uma venda na internet.

No caso de uma biblioteca, o conjunto de atividades para promover a mesma está relacionada ao acesso dos usuários aos sistemas, servicos e produtos. Algumas destas  atividades podem se direcionar a promover  a participação dos usuários nas atividades ofertadas, nos processos de tomadas de decisões da biblioteca, na coleta de opniões dos usuários e muitas outras.

Com estas ações é possível atrair para as bibliotecas/instituições maior investimento financeiro, de pessoal, de materiais, de itens bibliográficos, de movéis, de locais, de projetos e muito mais. Porque os usuários, por meio da promoção dos serviços, produtos e atividades da biblioteca com o marketing digital,  entendem e começam a ver o valor e a autoridade que a biblioteca tem e da mesma forma os gestores.

Desta forma, segundo Gabriel (2010) a propagação das tecnologias, plataformas digitais e uso das mídias sociais, oferecem um cenário abundante para as múltiplas ações de marketing.

Para se ter uma ídeia, as redes sociais tem uma grande aceitabilidade por parte da poluação mundial, sendo que neste espaços circula conteúdos, serviços e produtos digitais e não digitais, porém as redes sociais são fortemente usadas para promovê-los. Na figura abaixo temos o Facebook como a rede social com o maior número de contas ativas do mundo, seguido do Youtuber.

No Brasil, há uma estatística que entre os anos de 2017 à 2026 será crescente a penetração de usuários nas redes sociais, e podemos observar que entre os anos de pandemia (2020-2021) houve um aumento significativo o que mostra que mais pessoas estão presentes nestes espaços.

📍 E você, vai perder a oportunidade de alavancar a sua biblioteca/instituição ou outro negócio para a sua cidade, para o seu país ou mesmo para o mundo? 📍

 

Assista a nossa série de 3 vídeos, que palestramos aos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina, na Semana da Interatividade – CAB/UDESC.

 

Nos vídeos discutimos o marketing digital ligado às bibliotecas, unidades de informação, mas também para qualquer outro negócio.

  1. Vídeo #MARKETING #DIGITAL | COMEÇE HOJE – 📍 PARTE 1 Neste é apresentado algumas estatíticas sobre as redes sociais no Brasil e no mundo, introdução ao conceito de marketing e marketing digital e algumas vertentes deste.
  2. Vídeo #MARKETING #DIGITAL | COMEÇE HOJE – 📍 PARTE 2 Neste discutimos o marketing digital ligado às bibliotecas, apresentamos os conceitos magníficos do marketing digital, algumas ferramentas gratuitas e estratégias práticas pra você começar hoje o mkt na sua instituição.
  3. Vídeo #MARKETING #DIGITAL | COMEÇE HOJE – 📍 PARTE 3 Nesta parte é apresentado alguns sites e programas para editar, publicar e compartilhar seu conteúdo, para acompanhar e monitorar as suas estatísticas e outros, que vc pode utilizar pra ser o diferencial no seu ramo de atuação.

 

👍 Se você gostou, deixe seu comentário, compartilhe com alguém e se inscreva no nosso canal do Youtube 👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.