• dom. jun 26th, 2022

Equipe

Joyce Viana é Mestre em Ciência da Informação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos. Discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas- ADS pelo Instituto Federal de São Paulo (atual). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). 

Seus hobbies sempre foram estudar, ler de tudo, andar de bicicleta (hoje é o seu principal meio de transporte), viajar (por isso na primeira oportunidade da graduação eu fui para o Cariri-CE, tinha acabado de entrar, primeiro período, a única caloura), cozinhar, comer e fazer amigos. 

A Joyce Viana acredita que é a educação e a instrução informacional que transforma o homem e, portanto, a sociedade. Hoje ela é pesquisadora porque acreditou que a educação poderia fazer ela ir além, e foi e continua avante.

Está no seu rol de pesquisas os temas: Ciência da Informação, Organização do Conhecimento, Organização da Informação, Folksonomias; Redes Sociais; Indexação Social; Big Data; Repositórios Digitais; Tecnologias da Informação e Comunicação; incentivo à leitura por meio de Realidade Aumentada -RA; Tecnologias Interativas; Ensino de Informática a pessoas com Deficiência Intelectual; produção e organização de projetos, eventos científicos e culturais e nas áreas de Comunicação Visual.

Djalda Muniz  possui graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Biblioteconomia (2018), Especialização em Docência do Ensino Superior pelo IESMA (2010). Foi membro do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Biblioteconomia da UFMA durante a graduação. Representou o estado do Maranhão como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas para composição do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura (2015), representou o município de São Luís como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Fórum Estadual de Cultura do Maranhão da secretaria de Cultura (2019) atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Livro e Leitura, Biblioteconomia, Bibliotecário, Tecnologia da Informação, História do livro, História e Educação. 

Janailton Lopes é Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Tem pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Organização e representação conhecimento, vocabulários controlados, tecnologias semânticas, Linked Data e Big Data.

Seus hobbies incluem ouvir músicas, jogar no PC, andar de bicicletas e ler livros de filosofia.

Espiritualista, acredita que as forças universais que arquitetam a harmonia do universo são os toques do Criador que impulsionam a vida cósmica.

Desde criança interessa-se por livros de filosofia, dicionários, desenhos animados e filmes de ficção científica. Suas séries preferidas são as de super-heróis. Não se considera um Geek nem um Nerd.

Acredita no poder transformador da educação e da partilha de conhecimento, apoiando todos os tipos de movimentos Open Access.