Charles Babbage (1791-1871) foi um matemático e inventor britânico que é considerado o “pai do computador”. Ele é conhecido por ter projetado uma máquina analítica, uma precursora do computador moderno, em meados do século XIX.
Nascido em Londres, Babbage estudou matemática na Universidade de Cambridge e logo se interessou pelas possibilidades de cálculo mecânico. Ele começou a trabalhar em um dispositivo de cálculo automático em 1822, chamado de “Máquina Diferencial”, que era capaz de calcular tabelas matemáticas complexas.
No entanto, Babbage não conseguiu concluir a Máquina Diferencial devido a problemas financeiros e técnicos. Em vez disso, ele se concentrou em um projeto mais ambicioso, a Máquina Analítica, que seria capaz de realizar qualquer tipo de cálculo e até mesmo armazenar informações em cartões perfurados.
Embora a Máquina Analítica nunca tenha sido construída em vida, as ideias de Babbage inspiraram outros inventores, incluindo Ada Lovelace, que é frequentemente citada como a primeira programadora de computador.
Além de suas contribuições para a tecnologia, Babbage também se envolveu em várias outras áreas, incluindo economia política, arqueologia e filosofia. Ele foi um defensor do movimento reformista, lutando por mudanças sociais e políticas que pudessem melhorar a vida das pessoas. A vida e obra de Charles Babbage continuam a inspirar a inovação tecnológica até os dias de hoje.