Biblio Fora da Caixa

Sua Biblioteca de conteúdo online

Martin Luther King: um líder da luta pelos direitos civis

ago 29, 2023

Martin Luther King foi um pastor batista e ativista que se tornou um dos líderes mais importantes do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta, Geórgia, em 15 de janeiro de 1929. Crescendo em uma família de líderes religiosos, ele herdou valores de igualdade e justiça desde cedo. King se destacou academicamente, graduando-se em Sociologia pela Universidade Morehouse e obtendo um doutorado em Teologia pela Universidade de Boston.

O nome de Martin Luther King Jr. ficou para sempre ligado à luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Ele desempenhou um papel central no movimento pelos direitos civis nas décadas de 1950 e 1960, liderando protestos não-violentos e marchas que buscavam pôr fim à segregação racial e à discriminação sistêmica.

Ficheiro:Martin Luther King Jr St Paul Campus U MN.jpg

I Have a Dream“:

O discurso icônico de Martin Luther King Jr., “I Have a Dream” (“Eu Tenho um Sonho”), proferido em 28 de agosto de 1963 durante a Marcha em Washington por Trabalho e Liberdade, ressoou profundamente na nação e no mundo. Ele articulou uma visão de igualdade racial e harmonia, tornando-se um símbolo da luta por justiça social.

Em reconhecimento à sua dedicação à não-violência e à justiça social, Martin Luther King Jr. recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Seu compromisso com a causa dos direitos civis inspirou uma geração de ativistas a continuarem a luta por mudanças positivas.

Tragicamente, Martin Luther King Jr. foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Sua morte não conseguiu extinguir sua mensagem poderosa. Seu legado continua vivo através do Movimento pelos Direitos Civis e na inspiração que ele proporcionou a líderes, ativistas e defensores da justiça social em todo o mundo.

Martin Luther King é considerado um dos maiores heróis da história americana e mundial. Ele é homenageado com um feriado nacional nos Estados Unidos, que é celebrado na terceira segunda-feira de janeiro. Ele também tem seu nome em ruas, escolas, monumentos e selos em vários países. Seu legado continua inspirando milhões de pessoas que lutam por justiça e paz.

Você gostou do post? Você tem alguma sugestão para melhorá-lo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.