SOCORRO, como fazer ficha catalográfica?
As fichas catalográficas surgiram no século XVIII, junto com o surgimento das grandes bibliotecas públicas. Antes disso, as informações sobre os itens em uma biblioteca eram geralmente anotadas em listas ou catálogos manuscritos. Com o aumento da produção de livros e o surgimento de bibliotecas maiores, foi necessário encontrar uma maneira mais eficiente de catalogar os itens e torná-los acessíveis aos usuários.
A ficha catalográfica foi desenvolvida como uma solução para este problema. Ela permite que as informações sobre um item sejam organizadas de forma consistente e facilmente acessíveis, o que ajuda os usuários a encontrar os itens de que precisam e a organizar os itens de forma eficiente.
A ficha catalográfica é um documento que contém as principais informações sobre um material bibliográfico, a exemplos de livros ou trabalhos de conclusão de curso, seja de graduação, mestrado e doutorado dos pesquisadores.
Ela contém dados descritivos de determinado item, elaborada em estruturas padronizadas por convenções internacionais, cujo objetivo é facilitar a identificação de elementos como autor, título, conteúdo, tema e outros dados para orientar o processo de catalogação deste em coleções bibliográficas e principalmente, facilitar a recuperação do material em qualquer sistema de busca, seja online ou offline, e viabilizar o acesso.
A ficha é composta de elementos como autor, título, ano, curso, instituição, tipo de trabalho, orientador, nº de páginas, notação do autor, representação temática, que relaciona cada obra de acordo com suas áreas de conhecimento, e a classificação do assunto do trabalho.
Neste sentido, a ficha catalográfica se constitui em um documento essencial e obrigatório de toda produção bibliográfica, e principalmente das produções monográficas.
De acordo com a Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na NBR 14.724:2014, é considerado item obrigatório do trabalho acadêmico a ficha catalográfica, como parte integrante da folha de rosto, devendo a ficha ser inserida no verso desta, alinhada à parte inferior da margem. Segundo a Lei Federal nº 10.753/03 ela é obrigatória tanto em publicações físicas como digitais.
Para trabalhos acadêmicos, a ficha catalográfica não só informa os dados básicos de autoria, título e assunto, mas reconhece outros pontos fundamentais na produção e desenvolvimento da pesquisa, como a orientação, a unidade de ensino superior a qual o trabalho é proveniente, o curso e o grau acadêmico relacionado ao trabalho (TCC, dissertação e/ou tese).
O instrumento usado para estruturar e uniformizar as informações da ficha catalográfica é o Código de Catalogação Anglo-americano-AACR2, desenvolvido por bibliotecários ao longo do século XX e que está atualmente na sua 2ª edição. Sendo a ficha um item elaborado por Bibliotecário, nesta é obrigatório a identificação com assinatura e a citação do número de registro de Bibliotecário no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).
Devendo constar o nome e número de registro no CRB do bibliotecário abaixo das fichas catalográficas de publicações de quaisquer natureza e trabalhos acadêmicos (Resolução n. 184, de 29 de setembro de 2017, do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).
Como fazer a ficha catalográfica ?
Para fazer uma ficha catalográfica, você deve seguir alguns passos básicos. Aqui estão os elementos principais que geralmente são incluídos em uma ficha catalográfica:
- Título: o título da obra ou do documento.
- Autor: o nome do autor ou dos autores da obra.
- Publicação: informações sobre a editora, o lugar e a data de publicação.
- Descrição física: informações sobre o formato e as dimensões da obra, como o número de páginas e o tipo de encadernação.
- Assunto: palavras-chave que descrevem o conteúdo da obra.
- Classificação: um código que indica o assunto da obra e o autor e ajuda a organizá-la em uma biblioteca ou em uma base de dados.
- Exemplares: informações sobre a localização da obra e o número de cópias disponíveis.
Esses são os elementos básicos de uma ficha catalográfica, mas há outros elementos que podem ser incluídos dependendo do contexto e da finalidade da ficha. Alguns exemplos adicionais de elementos que podem ser incluídos são o ISBN, o número de edição, o resumo da obra e o nome do tradutor.
Quem pode criar a ficha catalográfica?
As fichas catalográficas são geralmente criadas por bibliotecários ou outros profissionais que trabalham em bibliotecas ou instituições que precisam catalogar e organizar documentos. No entanto, é possível que qualquer pessoa possa criar uma ficha catalográfica, desde que tenha as informações necessárias e siga os padrões estabelecidos para esse tipo de documento.
Existem diferentes padrões e normas para a criação de fichas catalográficas, dependendo do contexto e do propósito da ficha. Por exemplo, as fichas catalográficas criadas para uma biblioteca pública podem seguir as normas da Biblioteca Nacional, enquanto as fichas catalográficas criadas para uma empresa ou instituição podem seguir normas próprias ou padrões internacionais como o Anglo-American Cataloging Rules (AACR).
É possível gerar ficha catalográfica online?
Existem alguns sites que podem ajudá-lo a criar fichas catalográficas online de forma automatizada. Mas lembre-se, dependendo de qual for a sua instituição é possível que a mesma tenha procedimentos específicos para confeccionar a ficha, que podem ir desde métodos manuais, onde o interessado enviar por e-mail a solicitação da ficha para que profissionais especializados possam fazer, até a elaboração totalmente automática, online e pelo próprio usuário via algum sistema específico. Então verifique primeiro quais os procedimentos que a sua instituição exige.
Aqui estão alguns sites para gerar a sua ficha online:
- Módulo de elaboração de ficha catalográfica da Universidade Federal do Ceará
http://fichacatalografica.ufc.br/
- Gerador de ficha catalográfica da Escola Superior do Ministério Público da União
https://escola.mpu.mp.br/servicos-academicos/biblioteca/servicos/gerador-de-ficha-catalografica
- Gerador de ficha catalográfica da Integrees.net
https://fichacatalografica.integrees.net/ficha.php
- Sistema de Elaboração online de Fichas catalográficas da Universidade Federal do Espírito Santo
https://biblioteca.ufes.br/ficha-catalografica
- Sistema de elaboração de ficha catalográfica da Universidade Federal do Rio de Janeiro
http://fichacatalografica.sibi.ufrj.br/
- Sistema de elaboração de ficha catalográfica da Universidade Federal Fluminense
http://bibliotecas.uff.br/bno/fichacatalografica/
- Módulo de Elaboração de Ficha Catalográfica da Universidade Nilton Lins
https://fichacatalografica-online.on.drv.tw/Ficha.net/index.htm
- Sistema de elaboração de ficha catalográfica da Biblioteca da FAUUSP
https://fichacatalografica.fau.usp.br/
- Gerador automático de ficha catalográfica da IGc USP
https://intranet2.igc.usp.br/ficha-catalografica/ficha.php
Estes são alguns sites que você pode estar gerando a sua ficha, esperamos que possa ter um bom proveito.