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Telefones que toda biblioteca tinha que colocar nos murais

É comum procurarmos por telefones de emergências em casos de necessidades, mas já pensou se nesta circunstância você não sabe qual o número do telefone ou pra qual número  ligar de acordo com o ocorrido? 

Ou até mesmo não sabe que tem um número específico para certos tipos de situações como denunciar atos obscenos, importunação sexual, violência à mulher, a criança, a idosos, abuso infantil, risco a vida?

E para você que atua em uma biblioteca, seja bibliotecário, auxiliar de biblioteca, técnico administrativo, estagiários, já pensou em dispor na sua biblioteca uma lista de telefones úteis para os seus usuários?

Contribuir com o conhecimento e acesso a esse tipo de informação também é o papel destes profissionais.

 Pensando nisso montamos uma lista de telefones úteis com as respectivas ações de cada instituição, para ajudar você e os usuários da sua biblioteca a entender o tipo de ocorrência e para qual número discar no momento da mesma.

Nesta lista você também pode inserir os telefones para casos específicos previstos pela instituição a qual a sua biblioteca é vinculada, exemplo, número para atendimento com psicólogo, número para falar sobre suicidio e etc.  

SUGESTÃO: organize os números de telefones em uma lista bem bonita e atraente e exponha nos murais da biblioteca, nos espaços de estudo em grupo, nas cabines de estudo individual, na recepção, nos banheiros, próximos aos bebedouros e onde mais você achar necessário.

  Lista de telefones uteis:

  • Corpo de Bombeiros – 193

O Disque Bombeiros atende a incêndios, acidentes com animais, vazamentos de gás, produtos químico e causas naturais como alagamento e queimadas. 

  • Polícia Militar – 190

Atende aos cidadãos em casos de riscos, ameaças contra a vida, denúncias de roubos, atentados e proteção pública.

  • Polícia Civil – 197

Por esses canais, você pode denunciar foragidos da justiça e crimes que já ocorreram, que estão em andamento ou que tenha conhecimento que estão sendo planejados. Não é necessário se identificar. 

  • Polícia Federal -194

 Acione para situações que envolva as fronteiras terrestres, marítimas ou em aeroportos.

  • Polícia Rodoviária Federal – 191

As atribuições da Polícia Rodoviária Federal são definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (polícia de trânsito). Fiscaliza diariamente rodovias e estradas federais para exercício do direito de locomoção de veículos

  • Polícia Rodoviária Estadual – 198

Atende a sociedade em casos de ocorrências em rodovias estaduais como pedidos de socorro e reclamações.

  • Defesa Civíl – 199

A Defesa Civil é responsável em precaver, socorrer, assistir e ajudar na recuperação da população em caso de desastres, sejam chuvas ou outras situações de risco. Para denúncias e pedidos de auxílio, ligue.

  • SAMU – 192

O SAMU é o serviço médico brasileiro utilizado em caso de emergências médicas.

  • Atendimento à Mulher no Brasil – 180

 Foi criado para dar mais informações sobre direitos femininos e apoio psicológico à mulheres em situação de violência, além de receber denúncias específicas sobre cárcere privado e tráfico de mulheres.

  • Direitos Humanos – 100

Foi criado para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes, denúncias de pessoas em situação de rua, da população LGBT, de pessoas com deficiência e idosos.

  • Disque-Defensorias Públicas – 129

É posśivel tirar dúvidas sobre onde e como conseguir um defensor público, procedimentos e documentos necessários. Também é possível marcar o primeiro atendimento. 

  • Ouvidoria do Ministério Público – 127

O número serve para denúncias de crimes ambientais, danos ao patrimônio público, desrespeito ao Código do Consumidor, abusos de autoridade e crimes como trabalho análogo á escravidão.

  • Procon- 151

É responsável pela proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. Para tirar dúvidas sobre direito do consumidor ou fazer uma denúncia, ligue. 

  • Receita Federal – 146

Esse telefone é de atendimento aos contribuintes para sanar dúvidas e dar esclarecimentos, por exemplo é responsável pela fiscalização do Simples Nacional.

  • Disque Abuso Infantil – 100

Neste número qualquer pessoa pode ligar para denunciar violações dos Direitos HUmanos de idosos, como maus tratos, abandono ou atendimento inadequado de instituições de longa permanência para idosos, pessoas em situação de rua, abuso e exploração sexual de criancas e adolescentes, Pessoas com Deficiência, e LGBTQIAP+. 

  • Conselho Tutelar – 125

Canal de denúncia de violação dos direitos de crianças e adolescentes. Também pode se fazer a denúncia pelo Disque 100, a ligação é gratuita e pode ser anônima. O serviço funciona em todo o país e encaminha as denúncias para os conselhos tutelares.

  • Cro (Central de Regulação de Oferta): 0800-728-0796

Para denunciar desabastecimento, preços abusivos, etc.

  • Narcodenúncias – 181

Denúncias de tráfico de drogas, associação, entorpecentes e tcs.

  • Disque saúde – 136

É  um canal de entrada de manifestações (reclamações, denúncias, solicitação, informação, elogio e sugestão), atua como serviço de promoção da saúde, disseminando informações sobre doenças, programas e campanhas do Ministério da Saúde (MS), entre outras. 

  • Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

  • Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) – 0800-644-6645

Este numero é destinado aos profissionais de saúde, para notificação de potenciais emergências em saúde pública, doenças de notificação imediata, de acordo com a portaria vigente (PRC n° 4, de 28 de setembro de 2017, Anexo 1 do Anexo V (Origem: PRT MS/GM 204/2016, Anexo 1) e/ou a notificação de surtos.

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – 0800-642-9782

Qualquer cidadão poderá realizar denúncias, obter informações sobre produtos sujeitos a vigilância sanitária (cosméticos, alimentos, medicamentos etc.), orientações aos viajantes e conferir o andamento de processos. 

  • Disque Eleitor – 148

O número é para prestação de informações básicas sobre o processo eleitoral e captação de denúncias de crimes e infrações eleitorais.

  • Delegacia do Trabalho – 158

Atraves do número é possibilitado ao cidadão ter acesso a informações como: seguro-desemprego, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), legislação trabalhista, Programa de Integração Social – PIS, dentre outros.

  • IBAMA – 0800 061 8080

Denominada de Linha Verde, possibilita a realização de Denúncias, sugestões, elogios, reclamações, solicitações e pedidos de informação sobre os serviços oferecidos pela instituição que podem ser realizados por meio de ligação gratuita. 

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