Biblio Fora da Caixa

Sua Biblioteca de conteúdo online

Conheça os agentes de deterioração de acervos

jan 26, 2023

Conheça os agentes de deterioração de acervos

Um acervo bibliográfico geralmente inclui uma variedade de itens, tais como:

a) Livros: pode incluir romances, poesia, ensaios, histórias em quadrinhos, entre outros.
b) Periódicos: incluindo revistas, jornais e boletins informativos.
c) Documentos eletrônicos: como e-books, artigos científicos, teses e dissertações.
d) Mapas e atlas: incluindo mapas históricos, mapas topográficos e atlas geográficos.
e) Gravações: incluindo áudio e vídeo, como gravações de música, entrevistas e palestras.
f) Fotografias e imagens: incluindo fotografias históricas, ilustrações e desenhos.
g) Manuscritos e arquivos: incluindo cartas, diários, manuscritos e outros documentos históricos.
h) Objetos tridimensionais: incluindo artefatos, objetos históricos, modelos e maquetes.
i) Microfilmes e microfichas: incluindo jornais antigos, livros raros e outros documentos que podem ser visualizados com a ajuda de um leitor de microfilme.
j) e muitos outros.

Esses itens podem estar disponíveis para consulta no local, emprestados para uso fora da biblioteca ou estar disponíveis somente na biblioteca. Concomitantemente,  podem também sofrer deterioração ao longo do tempo.

Os agentes de deterioração do acervo são fatores externos ou internos que podem causar danos aos itens armazenados em uma biblioteca, arquivo, museu ou outros tipos de Unidades Informacionais. Esses agentes podem incluir condições ambientais, como umidade, calor, luz e poeira, bem como ações humanas, como o manuseio inadequado dos itens ou a falta de limpeza e manutenção adequadas. Outros agentes de deterioração incluem insetos, poluição do ar, variações bruscas de temperatura e umidade, e a presença de poluentes químicos.

Cientista da conservação e demais pesquisadores, ao longo de anos de pesquisa, conseguiram identificar e resumir em 10 agentes de deterioração todas as degradações que podem ocorrer a um material qualquer, são eles:

1 – Forças físicas: são impactos, choques, vibrações, abrasões e a ação da gravidade sobre os objetos.
2 – Roubo, furto e vandalismo: são furtos e roubos de qualquer acervo, em exposição ou na reserva técnica, e também a mutilação intencional de objetos valiosos, raros, populares ou simbólicos.
3 – Dissociação: é a tendência à desorganização dos sistemas de armazenamento e gestão de informações.
4 – Fogo: a ação direta do fogo sobre o objeto.
5 – Água: ação direta da água sobre o objeto.
6 – Agentes biológicos: a ação de qualquer agente biológico, insetos e outros animais, fungos e bactérias sobre o objeto causando sua deterioração.
7 – Contaminantes: são gases (poluentes, oxigênio), líquidos (plastificantes e gorduras) e particulados sólidos (poeira, embalagens e recipientes ácidos) que agem sobre os objetos causando deteriorações químicas. Os agentes podem ser:
– extrínsecos: provém do ambiente;
– intrínsecos: podem ser gerados pelo próprio processo de deterioração do material (papel).
8 – Radiação: é a ação das radiações eletromagnéticas sobre os objetos. Para o campo da conservação, as ondas mais importantes estão no espectro do ultravioleta (UV) e no espectro da luz visível.
9 – Temperatura inadequada: a temperatura em si não é um agente de deterioração, mas a constante variação de temperatura em amplitudes significativas (em teoria + ou – 2oC) podem configurar riscos para as coleções.
10 – Umidade Relativa Incorreta: assim como a temperatura, a umidade relativa não é em si um agente de deterioração, mas níveis muito altos ou muito baixos, ou ainda a variação constante de UR podem ocasionar deteriorações nos objetos.

A combinação desses agentes pode acelerar o processo de deterioração dos itens e diminuir sua vida útil. Neste sentido é importante tomar medidas para controlar esses agentes e proteger o acervo contra danos.

E então, já conhecia estes agentes que podem danificar e/ou até liquidar o seu acervo bibliográfico?

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.