Biblio Fora da Caixa

Sua Biblioteca de conteúdo online

Guia de Profissões: Biblioteconomia

maio 2, 2021

HUMANIDADES
Biblioteconomia

UNESP
Especialista administra e divulga acervo de bibliotecas

Ao bibliotecário cabe classificar,organizar, conservar e divulgar o acervo de bibliotecas e centros de documentação e em ambientes digitais. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos e outros documentos nos mais diversos suportes analógicos ou digitais. É sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (ou seja, as mídias) para que resistam ao tempo e ao uso.

O campo de atuação do bibliotecário é bastante abrangente. Na área educacional, principalmente nas escolas de nível fundamental e médio, as bibliotecas estão vinculadas diretamente aos projetos pedagógicos e ao desenvolvimento da prática da pesquisa escolar dos alunos, bem como aos incentivos das práticas de leitura. Nas universidades, as bibliotecas funcionam como catalisadoras e disseminadoras de informação, apoiando o ensino, a pesquisa e a extensão.
Em bibliotecas públicas, centros culturais e oficinas de leitura, o bibliotecário promove atividades culturais e de incentivo à leitura. Na área empresarial, em ONGs, sindicatos e associações, a atuação é mais voltada para o apoio ao processo decisório, à produtividade e à competitividade organizacional.

Graduação incentiva pesquisa científica entre os estudantes e dialoga com a pós-graduação

A internet ampliou as possibilidades relativas aos campos de atuação do bibliotecário, uma vez que facilita o acesso às bases de dados, aos portais de informação e às bibliotecas digitais. A Unesp oferece a graduação em Biblioteconomia (bacharelado), no período matutino. Nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018 o curso de Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília, recebeu a conceituação máxima – cinco estrelas – do Guia do Estudante, da Editora Abril. O curso visa à formação de profissionais para atuar em um amplo espectro de unidades de informação, desde as tradicionais bibliotecas públicas, escolares e universitárias, até os centros de informação empresariais.

Um diferencial do curso é a preparação do aluno para a iniciação científica. Isso ocorre por meio de um eixo de disciplinas voltadas para essa temática, que perpassa todos os semestres e culmina com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Há também o incentivo à participação estudantil em projetos e em grupos de pesquisa bem como em eventos científicos.
Pode-se destacar, também, no âmbito do curso de Biblioteconomia, o Programa de Educação Tutorial (PET) de Biblioteconomia, que visa complementar a formação educacional e auxiliar os estudantes a se tornarem cada vez mais independentes na gestão de suas necessidades de aprendizagem.
O Câmpus de Marília também conta com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, também vinculado, assim como o curso de Biblioteconomia, ao Departamento de Ciência da Informação, o que permite uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação, por meio de discussões teóricas, palestras, aulas, coorientações, entre outras atividades, contribuindo para uma formação profissional mais crítica e reflexiva.

Acesse o guia de profissões da UNESP completo aqui.

Fonte: Guia de profissões 2021 da UNESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.