Biblio Fora da Caixa

Sua Biblioteca de conteúdo online

Biblioteca impecável: como mantê-la limpa e organizada

jan 20, 2023

Biblioteca impecável: como mantê-la limpa e organizada

A limpeza em biblioteca é importante para garantir a segurança dos visitantes e dos funcionários, e para preservar os recursos da biblioteca, principalmente em um contexto de pandemia que o mundo vem passando a cada século. A falta de limpeza e manutenção adequada dos acervos bibliográficos podem acentuar os efeitos dos agentes de deterioração e acelerar o processo de deterioração dos materiais.

Neste contexto, sentimos a necessidade de entender e buscar por processos que envolvessem a questão da limpeza e higienização da biblioteca. E neste post trazemos algumas medidas comuns para garantir a limpeza na biblioteca:

  1. Programa de limpeza: estabeleca um programa de limpeza regular, incluindo tarefas diárias, semanais e mensais. Planeje a limpeza com antecedência e tente fazer desse processo um trabalho periódico de manutenção do acervo.
  2. Treinamento de funcionários: os funcionários devem ser treinados para realizar tarefas de limpeza, como varrer, limpar banheiros, limpar janelas, limpar espaços de leitura, espaços de descanso de usuários, espaços das crianças e manter a organização dos espaços.
  3. Produtos de limpeza: utilize produtos de limpeza adequados e siga as instruções de segurança apropriadas. Use os equipamentos individuais de proteção: par de luvas descartáveis, jalecos, touca descartável, óculos de proteção, máscara PFF-2.
  4. Para limpar o acervo: Utilize um aspirador de pó adequado (com filtro HEPA) em potência média ou baixa, com o bocal protegido por tela de nylon ou entretela sem goma (para bloquear a aspiração de fragmentos do exemplar).

a) Aspirer os cortes e capas dos livros, mantendo o bocal do aspirador sempre em um ângulo inclinado em relação à superfície do objeto, para não danificá-lo.

b) Não passe pano umedecido com água ou álcool, pois pode danificar os materiais e atrair agentes biológicos. Se não houver aspirador, um pano seco é o suficiente para limpar individualmente os livros.

c) Treine a equipe e faça todo esse procedimento com calma e atenção.

d) Também é importante remover os livros da prateleira, higienizar a prateleira com álcool 70%, e depois de seca, retornar os livros a ela.

  1. Supervisão: supervisione a limpeza regularmente para garantir que as tarefas estejam sendo realizadas de forma adequada e para identificar problemas ou necessidades adicionais.
  2. Organização: mantenha os espaços organizados e limpos, incluindo a organização de mesas, cadeiras, estantes, acervo, brinquedoteca, revisteiro, e etc.
  3. Desinfecção: mantenha uma rotina de desinfecção regular, especialmente em áreas como banheiros e áreas de leitura para evitar a propagação de doenças.
  4. Diagnóstico de conservação/acervo: planeje um conjunto de medidas e ações que tenha como objetivo evitar ou minimizar futuras deteriorações ou perdas de itens das coleções bibliográficas, para permitir o acesso e promover a salvaguarda. Algumas perguntas podem ajudar neste diagnóstico como: “Quais são os problemas do meu acervo? Quais os problemas mais urgentes? O que resolver primeiro?”

É importante lembrar que a limpeza não se limita apenas a tarefas de limpeza, mas inclui também a organização e a desinfecção, para garantir um ambiente limpo e seguro para os visitantes e funcionários.

A melhor dica para manter uma biblioteca limpa e organizada é estabelecer uma rotina de limpeza e manutenção regular e algumas das tarefas comuns que podem ser incluídas nessa rotina incluem:

  • Tarefas diárias:
    – Limpeza de banheiros
    – Varrer e limpar os pisos
    – Limpeza de janelas
    – Organização dos espaços
  • Tarefas semanais:
    – Limpeza de estantes e armários
    – Limpeza de mesas e cadeiras
    – Limpeza de equipamentos eletrônicos
  • Tarefas mensais:
    – Desinfecção de áreas de leitura
    – Limpeza de filtros de ar e ventilação
    – Limpeza de lâmpadas e luminárias
    – Verificação e manutenção de extintores de incêndio e sistemas de detecção de incêndio.

É importante lembrar que é necessário seguir as instruções de segurança apropriadas e utilizar produtos de limpeza adequados. Além disso, pode ser necessário adaptar a rotina de limpeza de acordo com as necessidades e características de cada biblioteca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.