Biblio Fora da Caixa

Sua Biblioteca de conteúdo online

Gnuteca: o sistema livre para automação de bibliotecas

mar 19, 2023

Saiba como o Gnuteca, um software livre aderente a padrões internacionais, pode ajudar na automação de todos os processos da sua biblioteca, independente do tamanho do acervo ou quantidade de usuários.

O Gnuteca é um sistema completo para automação de bibliotecas que pode ser utilizado por bibliotecas de diferentes portes e setores. Desenvolvido pela Solis – Cooperativa de Soluções Livres, o Gnuteca é um software livre, o que significa que pode ser copiado, distribuído e modificado livremente.

Uma das grandes vantagens do Gnuteca é a sua aderência a padrões internacionais de biblioteconomia, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (Library of Congress – LC), o que o torna um sistema compatível com outras bibliotecas e facilmente migrável de acervos de outros sistemas. Além disso, por ter sido criado dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca é capaz de realizar a migração de acervos deste tipo e de outros.

O Gnuteca foi criado a partir de critérios definidos e validados por um grupo de bibliotecários,  tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, que está em operação desde fevereiro de 2002. Isso garante um certo grau de confiança neste software, para a gestão de acervo de bibliotecas.

Com o Gnuteca, é possível automatizar todos os processos de uma biblioteca, desde o controle do acervo, até o empréstimo, reserva, multas, renovações e outras funcionalidades essenciais para a gestão da biblioteca. O sistema é altamente personalizável, permitindo que os usuários configurem campos e parâmetros de acordo com as necessidades da instituição.

Além disso, o Gnuteca pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como em acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.

Se você busca uma solução completa e eficiente para automação da sua biblioteca, conheça mais sobre o Gnuteca acessando o site da Solis – Cooperativa de Soluções Livres. Com o Gnuteca, é possível gerenciar o acervo da sua biblioteca de forma mais rápida e eficiente, oferecendo um atendimento mais ágil e eficaz aos usuários.

Clique para baixá-lo

One thought on “Gnuteca: o sistema livre para automação de bibliotecas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.