• dom. jun 26th, 2022

Sobre

O Biblio Fora da Caixa é um canal que divulga pessoas e instituições que são fora de série, que são diferenciais no que fazem. Estamos sempre motivados em ampliar o alcance da nossa mensagem para incentivar profissionais da informação a pensarem fora da caixa em suas diversas vertentes de atuação. Atualmente, estamos com mais de 2.600 seguidores no Instagram, 1.000 seguidores no Facebook e 1.700 inscritos no YouTube.

O perfil Biblio Fora da Caixa surgiu no Instagram em 26 de março de 2019, com o objetivo de divulgar profissionais, instituições e projetos que atuassem de forma diferente do tradicional da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que apresentassem inovação, desafios e perspectivas não habituais.

O perfil criado e alimentado por Joyce Viana, foi desafiado no final de março de 2020 por uma amiga Djalda Muniz, que reside em São Luis-MA, a fazer lives explorando temáticas da área durante o período de pandemia (quarentena). Da mesa forma, o convite se estendeu até Janailton Lopes para que ficasse no backstage e auxiliasse nas atividades do canal. Se formava então a equipe do Biblio Fora da Caixa

Desafio aceito, realizamos nossa primeira live no instagram no dia 8 de abril de 2020, com o tema “Bibliotecário escolar e a mediação de leitura na infância” com a Bibliotecária Elani Araújo, criadora do canal @dicadebibliotecaria. Desde então passamos a convidar bibliotecários, professores, pesquisadores e entusiastas da Biblioteconomia e Ciência da Informação para participar e promover discussões nas lives.

Após um perído de lives no instagram, devido a instabilidade durante a transmissão no mesmo migramos para o YouTube, desde então realizamos as lives nesta rede social.

E a medida que íamos convidando outras pessoas, novas indicações surgiam e acabamos formando um network com diversos profissionais espalhados pelo Brasil.

Estamos presentes no Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, Linkedin e no SoundCloud, pois lançamos dois episódios do nosso Podcast.

Também iniciamos uma campanha de crowdfunding no Apoia-se e na Vakinha, pois não dedicamos nosso tempo integral ao Biblio Fora da Caixa e estamos melhorando aos poucos a infraestrutura do canal.